"O que somos é o que fizemos do que fizeram de nós".
(Sartre)
Conhecimento que gera transformação
A formação nas três ondas das terapias comportamentais, (Análise do Comportamento, Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia Focada no Esquema) foram fundamentais para a promoção de um olhar amplo na identificação, avaliação e flexibilidade no manejo com o paciente e caminhada frente à sua transformação.
Contudo ampliando a Clínica não só para o tratamento dos pacientes com quadros diagnósticos, mas também frente a contribuição social da promoção e prevenção do adoecimento mental, bem como na promoção de treinos de habilidades para cliente além do adoecimento, assim chegamos ao treinamento de pais que planejam a chegada do primeiro filho, a entrada dos adultos jovens no mercado de trabalho, treino de habilidades sociais na adolescência, treinos das habilidades dentro do mercado de trabalho, treino de liderança, comunicação assertiva, gestão e inteligência emocional.
Coordeno uma equipe especializada em saúde mental, focada em resultados.
Nosso público alvo apresenta desde queixas situacionais (conflitos familiares, dificuldades no ambiente de trabalho, prejuízo nas relações afetivo amorosas, dificuldade de adaptabilidade social, bem como pacientes com quadros diagnósticos ou ainda em pesquisa:
Por que a Psicologia ?
A escolha do curso na graduação foi diretiva e rápida, pelo menos naquele momento. Quando jovem, na adolescência, conquistei a oportunidade de fazer psicoterapia, queixas frente a ansiedade me levaram a procurar um especialista, que pudesse me auxiliar a identificar o porquê de tais sintomas, época eu era incapaz de identificar os tais motivos, já eram muitos anos comigo mesma, tais comportamentos adaptativos se encontram tão naturalizados/enraizados em nos, que fica bastante difícil de percebe-los, identifica los.
Carol Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford, pontuou brilhantemente o que pude descobrir, uma vez paciente em terapia:
"A maioria de nós acredita que vive uma vida baseada em escolha, mas em geral isso não é verdade. Mesmo sendo pessoas esclarecidas, ao longo de um dia tomamos poucas decisões que refletem a consciência que temos de nos mesmos naquele momento. Na maior parte do tempo, somos como robôs: agimos no automático, dirigidos por condicionamentos passados e por velhos hábitos. É nesse ponto que entra a conscientização. A consciência observa os nossos pensamentos e as nossas ações para que vivamos das escolhas verdadeiramente feitas"
Perceber como meu temperamento + experiências = treinam nossas percepções e influenciam diretamente absolutamente toda a nossa vida, foi uma imensa descoberta, assim decidi não só ser paciente, mas ajudar pessoas a perceberem conscientemente quem elas são.
De que maneiras podemos te ajudar ?
Terapia Cognitivo Comportamental
Escolhi a pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental (chamada de segunda onda das terapias comportamentais) através dos estudos do seu teórico Aaron Beck, durante a graduação, percebia a importância do aspecto cognitivo na formulação de crenças limitantes. Constatando inquestionavelmente a influência das aprendizagens e das introjeções de crenças (geralmente formuladas por: familiares, relacionamentos amorosos, amigos...) e que influenciavam ou até mesmo determinavam tomadas de decisões e os caminhos que os indivíduos trilhavam para si ou mesmo nem chegavam a conjecturar. Assim me debruçando no estudo cognitivista.
Terapia Comportamental, Behavioral Analyst
O estudo da Terapia Cognitivo Comportamental ( Terapia de segunda onda) tem suas bases em muitas das técnicas (reforço, estímulo aversivo, dessensibilização progressiva...) provenientes da chamada primeira onda das Terapias Comportamentais, (Análise do Comportamento) extremamente importante na compreensão de como ambiente e sua relação com as consequências são capazes de seleccionar comportamentos do indivíduo.
Sim, o nosso comportamento não é e nunca foi selecionado de forma aleatória, e sim, há uma explicação para cada um deles.
Assim chegando a percepção da necessidade de realizar a minha segunda formação em Terapia Comportamental, Behavioral Analyst (ABA).
Neurociência, Neuropsicologia
Com o desenvolvimento e avanço da ciência e neurociência, somos observando a transformação da psicologia em uma ciência baseada em evidências. Assim chegamos ao processo de graduação em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação
Os comportamentos produzidos pela introjeção das crenças limitantes ou não, (TCC) somada a seleção e eliciação dos comportamentos pela interação ambiente e consequência (ABA) alteram quimicamente o funcionamento neuronal e o aumento ou diminuição de grupos de neurotransmissores na fenda sináptica bem como sua produção e recaptação, estudar seus efeitos é fundamental para a compreensão da mente humana.
Terapia Cognitiva Focada no Esquema
Após anos de atendimentos clínicos e supervisões, fomos observando que a importância da cognição era inquestionável. Mas era através de processos cerebrais de estruturas neuronais emocionais que o indivíduo memorizava fragmentos capazes de gerar respostas fisiológicas de defesa, bem como desenvolvia gatilhos a partir de aspectos sensoriais/ memorias afetivas, assim como uma extensão da Terapia Cognitivo Comportamental, encontrei a Terapia Cognitiva Focada no Esquema, (terceiras ondas das terapias comportamentais) realizando assim outra formação pela CETCC.
Psicoeducar os pacientes quanto a formação dos seus esquemas e como esses construíam padrões tendenciosos de percepção, foi fundamental para a promoção de uma clínica atual e inquestionavelmente transformadora.
1 h
330 Reais brasileiros