Os seis primeiros meses de vida são cruciais para o desenvolvimento do bebê. É nesse período que o crescimento fica mais evidente. Acompanhe, neste artigo, os marcos do desenvolvimento mês a mês.
Marcos de desenvolvimento mensais – o primeiro semestre de vida do bebê
Primeiro mês
No primeiro mês, o início da vida, o bebê não tem forças nem para controlar a musculatura dos olhos. Isso ocorre porque a visão é o sentido menos desenvolvido e exigido. O bebê só enxerga até 30 centímetros, que é o necessário para a amamentação.
A audição, por sua vez, é o melhor sentido. Ela se desenvolve desde o primeiro mês da gestação, já que o feto escuta os movimentos dos órgãos maternos. Com apenas três dias, o bebê já reconhece a voz da mãe e com 20 emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho. O marco do primeiro mês é o registro de uma sequência de palavras.
Além disso, o paladar do recém-nascido é aguçado e já tem capacidade de reconhecer salgado, doce, amargo e azedo. Também é capaz de reconhecer o leite da sua mãe.
O bebê é capaz de dormir de 20 a 22 horas e mamar até dez vezes ao dia. O recém-nascido é estabanado e fica assustado com seus próprios movimentos, já que não os controla e são reflexos involuntários.
Segundo mês
Um dos grandes marcos de desenvolvimento é o sorriso social, o que indica desenvolvimento psíquico e afetivo. Além disso, o bebê já consegue levantar o queixo, virar o rosto e entender o corpo.
As duas retinas se fundem e o bebê já consegue fixar e acompanhar objetos e pessoas, e passa a enxergar a mãe de outro modo, sendo capaz de reconhecer o pai, os avós, a babá. Com oito semanas ele consegue demonstrar preferência pelo idioma materno.
Também é nessa fase que começa o controle e acompanhamento de vacinas, que são cruciais para o desenvolvimento saudável do bebê.
Terceiro mês
Nesse momento, o bebê já consegue colocar a mão e brinquedos moles na boca, e a sua coluna está mais ereta. Assim, ele consegue erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. O padrão de sono muda e o bebê dorme 16 horas por dia para não consumir calorias a mais do que as necessárias, já que o seu metabolismo trabalha intensamente.
Também aparecem os arrulhos ou balbucios, e a criança responde os pais com sons e entonação como se estivessem mantendo um diálogo.
Quarto mês
O bebê já dorme a noite inteira e durante o dia está mais ativo. Os movimentos se desenvolvem, ele sorri bastante, a cabeça está mais firme e equilibrada e ele consegue abrir as mãos. Além disso, ele já chora quando é deixado sozinho e gosta que as pessoas brinquem com ele.
Quinto mês
O bebê começa a girar a cintura, significa um bom desenvolvimento muscular, que ele está próximo de querer sentar e ele já fica em pé quando segurado.
Sexto mês
O bebê já senta com apoio de travesseiros e almofadas e ele depende de brinquedos para prender sua atenção, além de isso estimular o aprendizado do equilíbrio. A criança já interage mais com o ambiente.
Ele chuta, balança, debate e bate, esfrega, arranha, se inclina de modo rítmico e repetitivo. O cérebro trabalha bem e está prestes a querer engatinhar e ficar em pé.